OPEM Diariamente

72ª Festa da República Italiana

07 junho 2018

Elegante evento em São Paulo celebrou a 72ª Festa da República Italiana. O evento contou com a presença do Embaixador Antonio Bernardini, celebrou a despedida do cônsul geral Michele Pala e também na ocasião foi apresentado o novo cônsul geral Filippo La Rosa. 

Mais uma vez a OPEM Brasil foi representada pelo seu diretor geral Marcelo Provetti e sua esposa que aproveitaram a ocasião para parabenizar e agradecer ao cônsul Michele Pala pela sua dedicação nestes anos que pode dedicar imensuráveis esforços no Brasil e dar as boas vinda ao novo cônsul geral Filippo La Rosa

Puderam também dialogar com a diretora do Circolo Emilia-Romagna San Paolo Brasile Adriana De Lucca onde estreitaram as relações para futura colaboração com essa associação. 

ITALIA PER SAN PAOLO

29 dezembro 2017

Finalizando o projeto da Prefeitura de São Paulo em conjunto com as principais empresas italianas aqui instaladas, no último dia 16 e 17 de Dezembro foram entregues as duas últimas praças integrantes do projeto "ITALIA PER SAN PAOLO", Praça Ramos de Azevedo e Praça Cidade de Milão. 

Foram 07 meses de intenso trabalho e um investimento em torno de R$ 5.000.000,00 (Cinco milhões de reais) para devolver ao povo de São Paulo três das mais importantes praças da cidade. 

Destaca-se obviamente entre as três praças, a Ramos de Azevedo, um dos Cartões Postais da cidade. Além da belíssima "Fonte dos Desejos", tem ao fundo o lindo e histórico prédio do "Teatro Municipal", totalmente restaurado e pronto para receber espetáculos de alto nível cultural, também conta com diversas esculturas importantes como a estátua de Carlos Gomes (primeiro músico brasileiro a ter uma ópera exibida em Milão) e um orgulho para a cidade de Parma, a estátua de Giuseppe Verdi. 

Os eventos contaram com a participação do Prefeito de São Paulo, o Embaixador Italiano no Brasil, o Consul Geral da Itália e outras diversas autoridades, e a OPEM Brasil mais uma vez foi representado pelo seu Diretor Geral, Marcelo Provetti e esposa. 

A OPEM tem grande orgulho de ter participado como colaborador neste projeto e certamente a cidade de São Paulo está feliz por poder usufruir destes espaços que só engrandecem a nossa cidade. 

Italia per San Paolo

30 novembro 2017

Logo no início de seu governo, o Prefeito de São Paulo João Doria contatou diversas representações diplomáticas, entre as quais a italiana, perguntando se haveria interesse das mesmas em coordenar, junto a empresas e representantes de sua comunidade local, a restauração e revitalização de imóveis, monumentos e demais espaços públicos da cidade de São Paulo. Havendo a disponibilidade, cada um poderia escolher um ou mais espaços, entre edifícios históricos, museus, teatros, praças, etc., de acordo com o próprio interesse e/ou expertise.

Os italianos, que representam uma das maiores comunidades estrangeiras existentes no Brasil e, em particular, na cidade de São Paulo, aceitaram prontamente o desafio, assumindo o compromisso de restaurar e revitalizar três praças da cidade intimamente ligadas à Itália. Trata-se da Praça do Imigrante Italiano, da Praça Cidade de Milão e da Praça Ramos de Azevedo.

A primeira e também a mais jovem de todas (Praça do Imigrante Italiano), inaugurada em 1988, foi projetada por um arquiteto e designer italiano de grande prestígio no Brasil nas últimas décadas no século passado (Luciano Devià). A obra foi patrocinada por um ícone do mundo empresarial italiano de São Paulo (Luigi Papaiz) e tem como elemento central um dos mais importantes escultores em bronze, também italiano, que já atuaram no Brasil (Galileo Emendabili).

E seguindo a filosofia da matriz italiana OPEM S.p.A., de estar intimamente ligada a esta bela história entre Brasil e Itália, a OPEM Brasil não poderia deixar de participar de um momento tão importante, onde através deste projeto, o cidadão paulistano poderá usufruir de um espaço público digno, limpo, florido e acima de tudo, que representa tudo aquilo que São Paulo tem a oferecer aos imigrantes que aqui chegam.

Sendo representado por seu Diretor Geral Marcelo Provetti e esposa, a OPEM Brasil esteve presente no último dia 06 de agosto de 2017 na reinauguração da Praça do Imigrante Italiano que contou com a presença do Embaixador Italiano no Brasil Antonio Bernardini, do Prefeito da Cidade de São Paulo João Doria, do Consul Geral da Itália Michele Pala, demais autoridades e representantes da colônia italiana que abrilhantaram ainda mais esta primeira etapa do projeto “Italia per San Paolo”.

 

www.italiapersanpaolo.com.br

OPEM Diariamente