OPEM ITÁLIA

A OPEM está localizada em Parma, em uma área moderna industrial. O edifício foi realizado em um terreno de dimensões abundantes, com 33.583 m2, em relação à área efetivamente construída. Esta escolha nos permitiu ter uma ampla zona verde de 5.110 m², equivalente a 15% da superfície total. A nova sede da OPEM tem uma superfície global de cerca de 16.700 m² repartidos em 12.000 m² que alojam os laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, a zona de produção e montagem dos equipamentos, e 4.700 m² dedicados à direção e aos escritórios administrativos e comerciais.

A realização do novo estabelecimento harmoniza-se com a política e a vocação da empresa, ou seja, conjuga de forma atenta a pesquisa tecnológica e o cuidado com o ambiente.

Racionalidade, transparência, comunicação entre as partes são os temas arquitetônicos que orientaram a composição dos espaços e das fachadas da nova sede. A “narração” começa pela entrada em ângulo, ponto representativo por excelência, que conduz ao saguão de distribuição dos espaços, coração pulsante do edifício, caracterizado pelo corpo helicoidal da escada e do elevador principal.

O edifício é inovador e moderno. O projeto levou em consideração muitos aspectos, entre os quais assumem uma importância fundamental: a eficiência energética, o gerenciamento inteligente de todos os sistemas do edifício, começando por escolhas técnicas virtuosas, tais como o isolamento térmico dos escritórios com fachadas ventiladas e o aquecimento radiante no piso, até a instalação de uma grande cobertura para capitação de energia solar com potência global de 542 kWP.

Dentro dessas estruturas continuarão a nascer e a se desenvolver novas idéias, e serão realizados integralmente todos os projetos que, ao longo desses anos, permitiram à empresa apresentar um desenvolvimento sólido e constante que possibilitou à OPEM operar com comprometimento profissional e competência em todos os mercados mundiais.

www.opem.it